Congregação de Oblatas de 

Mater Orphanorum

O CAMINHO PARA SE TORNAR OBLATA DA MATER ORPHANORUM

Após um período de discernimento vocacional e discernimento em contato com as Oblatas de votos perpétuos, começa um período de aspirações. A primeira etapa do treinamento segue: o postulantado, de seis meses a um ano. 

A postulante é tratada na formação humana e espiritual e introduzido à vida na Congregação através do conhecimento do carisma e da espiritualidade. Isso leva ao noviciado real que dura dois anos. Desafiante para a maior formação espiritual, o estudo das constituições e o conhecimento da vida religiosa. Durante o primeiro ano a jovem não terá deveres apostólicos ou estudos acadêmicos particulares. No segundo ano poderá viver a vida apostólica em algumas comunidades. 

Terminado o noviciado, a jovem pode solicitar a admissão à primeira profissão.

Cinco anos de votos temporários completam a formação humana, espiritual e apostólica, segundo o carisma e a natureza da MATER ORPHANORUM. No final do período júnior, o jovem pode emitir a Profissão Perpétua.

O VESTIDO DA OBLATA

"A Oblata usa um vestido simples e modesto; decente e adaptável a diferentes ambientes, levando em conta a idade e o lugar em que vive, o trabalho que tem a fazer, o apostolado que deve realizar ". Se veste bem para: 

■ respeito pela Igreja que representa;

■ respeito pela Congregação que incorpora;

■ respeito pela sua qualidade de alma consagrada;

■ respeito pelo corpo que o Senhor lhe confiou (levando em conta o clima e a higiene);

■ respeito e caridade para com todos aqueles que vivem connosco e com quem nos encontraremos no cumprimento de nossa missão.

A Oblata s.f. [do latim oblata, neutro pl. do
particípio passado oblatus ≪ oferecido, apresentado≫] e uma freira.
E com que substância da vida viveu: a uma regra discreta e moderada junta-se à santa adoração eucarística. Verdadeira religiosa, mas: "sem nenhum vestido específico", disse o Papa Pacelli ao padre Rocco por ocasião de uma audiência romana.


O padre Rocco disse: "nenhum vestido indica que você é religioso, que é uma oblata... as meninas preferem você assim, mais como todas as mães".
Mas você vai precisar de um vestido: 

 

■ Modéstia

■ Humildade

■ Trabalho

■ Oração contínua

■ Toda a espiritualidade mariana na alma

A CRUZ

 

"... A Cruz simbólica, que você trará, foi abençoada, colocada ao lado da adorável Relíquia da Santa Cruz, depositada no Corporal durante a Santa Missa.

Seja graças à renovação, conversão, perseverança. Que seja um hino à infinita Misericórdia da Santíssima Trindade, e na terra sempre o sinal dos Eleitos, seja um selo de pureza, de desapego, de imolação do eu.

Esta Cruz, quando todo amanhecer que surgir, será beijado por você, renove o fervor pelo novo dia.

Esta cruz com cada queda para a fragilidade humana, devolve a energia misteriosa e redentora para poder recomeçar.

Esta Cruz trará a você a fecundidade do trabalho, das ações, dos fatos, dos frutos, para que Cristo nunca os amaldiçoe como uma figueira frondoso, mas estéril.

Esta cruz afasta o mal de ti, aproxima-te da Graça, tanta graça e penetra a incomparável felicidade do Céu. Mas não se esqueça que o lírio, símbolo da autêntica Oblata, floresce apenas nas montanhas da Fé, da Esperança e da Caridade".

 

Com Maria Santíssima, abençoo-te sempre e sigo-te desejando a doçura, a alegria, a paz de Jesus.

 Seu Pobre P. Antonio Rocco C.R.S.

O ANEL

O anel, com o monograma da Congregação e sua coroa, e dentro da inscrição "MIHI FECISTIS" que lembra a Oblata que foi dada a Jesus na Congregação dos Oblatos de MATER ORPHANORUM.

“É meu desejo, já que você não tem nenhum sinal externo, doar você um anel de ouro abençoado. Será o sinal de sua consagração a Deus, de sua escravidão de amor a Maria, de sua maternidade espiritual para com os órfãos e os jovens abandonados de todo o mundo ".

Para información relacionada con el deseo de conocer la Obra con un interés Vocacional
Nombre de referencia:

Sor Roxana Molina

Responsable de la
Formación en Guatemala

  maternoviciado@gmail.com  

Sor Cecy Martinez 

cecyaracely21@gmail.com

Sor Brigitte Kalonji

b.ntumba@yahoo.fr

Para obtener información sobre la Obra en general, contactenos en la

Dirección General:

Sor Irma Trigueros

Secretaria General

segreteriamater@yahoo.it

MIHI  FECISTIS

"Tudo o que você fará para o menor dos meus irmãos, você terá feito comigo"
(Mt. 25, 40)

​​​​© 2018 by  MATER  ORPHANORUM

All rights reserved